Informações Técnicas

Falantes em neodímio

Se refere a alto-falantes que são feitos com ímãs de neodímio. Alto-falantes convencionais normalmente são construídos em imãs de ferro-ferrite que oferecem bom desempenho, mas o ferro-ferrite são mais pesados do que os ímãs de neodímio.

O neodímio em si é um metal raro encontrado na natureza, a partir da qual ele é refinado. A principal vantagem da utilização de falantes de neodímio é o seu baixo peso e alta resistência se comparado aos convencionais feitos em ferrite

Como escolher seu Gabinete

Verifique sempre se sua potência em watts é suficiente para suportar a potência do seu Cabeçote. Verifique também a potência que seu cabeçote libera de acordo com as impedâncias das caixas. Ao tocar com mais de uma caixa, é preciso lembrar que isso mudará as características do seu cabeçote.

A maioria dos cabeçotes no mercado trabalham com impedância minima de 4 ohms, ou seja, se sua caixa já é de 4 ohms, você não deverá associar mais nenhuma caixa em seu set-up. Quanto menor a impedância mais potência seu cabeçote irá drenar. A única exceção é para os cabeçotes que são bi amp, neste caso é necessário a verificação do manual do usuário para melhor configuração do seu set-up.

Impedância das caixas

A impedância é uma medida da resistência. Quando a eletricidade flui em uma carga, um pouco da eletricidade é resistida ou impedida. Impedância é medida em ohms (indicada com a letra grega ômega – Ω).

A maioria dos gabinetes para contra-baixo têm uma impedância de 4 ohms ou 8 ohms. Ohms a mais (maior número) significa mais resistência. Quanto mais resistência houver, menos energia vai fluir para o alto-falante.

Especificação dos gabinetes

Power handling, Continuos Power ou RMS. Potência é a quantidade de energia (watts) que o gabinete pode ter segurança sem distorcer ou ser danificado. Você quer ter certeza que seu cabeçote não está enviando muito potência para o gabinete. Pode a potência em watts de seu cabeçote exceder a classificação do falante? (Por exemplo, uma cabeça de 500W em um alto-falante de 400W.) Sim, mas se você aumenta muito o volume correrá o risco de danificar os alto-falantes. Por outro lado o cabeçote não tendo potência suficiente em alguns casos, pode danificar e causar distorção.

Share